Hambúrguer de vegetais com peixe e batatas ao forno com alecrim

101  Por muito tempo essa dupla foi condenada e excluída da alimentação daqueles que fazem dietas. O hambúrguer porque geralmente o tradicional tem muita gordura ou é preparado frito e a batata porque também é comumente preparada frita.

  Mas aqueles que adoram essas duas preparações agora podem ficar tranqüilos, pois está receita conta com alimentos ricos em nutrientes, alguns são conhecidos até como alimentos funcionais e, além disso, formam uma combinação rica em fibras e nutrientes.

  Entre os ingredientes do hambúrguer quero citar a cebola e a aveia. E como parte da batata acrescentamos o alecrim.  

  A cebola é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, contém flavonóides e por isso tem efeitos antioxidantes e atua na prevenção de doenças cardiovasculares, também auxilia na redução do colesterol, na melhora da imunidade e na redução do risco de câncer gástrico.

  Aveia ajuda a reduzir o risco de câncer de cólon, melhora o funcionamento intestinal (quando associada com consumo adequado de água) e ajuda no processo de emagrecimento dando mais saciedade.

  E por último, mas nem por isso menos importante o alecrim, que é usado há muitos anos devido as suas propriedades terapêuticas, estimula a digestão, usado contra azia, diurético entre outros benefícios que pode trazer a saúde.

  Como vocês viram essa receita por ser saudável pode ser oferecida para crianças e adultos, no lanche ou no almoço.

 

                                                  Ingredientes

 Hambúrguer

1 quilo de merluza cozida

300 gramas de batata

200 gramas de brócolis

1 beterraba média

2 cenouras médias

1 cebola pequena cortada em cubos pequenos

1 colher de sopa cheia de margarina com redução de gordura

Sal a gosto

100 gramas de farelo de aveia

 

Modo de preparo: Em uma panela cozinhe a vapor (devido à preservação dos nutrientes) as batatas, as cenouras, o brócolis e a beterraba por aproximadamente 20 minutos.

Em outra panela cozinhe o peixe por aproximadamente 15 minutos.

Depois que todos os igredientes estiverem cozidos, reserve-os e deixe esfriar.

Após esfriar, em um recipiente faça um purê com a batata, cenoura, brócolis e beterraba e desfie o peixe.

Pegue outra panela e refogue a cebola com a margarina, deixe dourar a gosto e despeje o purê e o peixe. Mexa bem esse purê e vá adicionando a aveia aos poucos para que a massa atinja uma consistência na qual seja possível enrolar na forma de hambúrguer.

Após a massa atingir a consistência, faça pequenos bolinhos em forma de hambúrguer e leve ao forno em um refratário untado.

Leve ao forno por 30 minutos.

 

Rendimento: Aproximadamente 30 porções.

 

 

Batatas ao forno com alecrim

 

10 batatas pequenas

1 colher de sopa cheia de margarina com redução de gordura

Alecrim  e sal a gosto

 

 

Modo de preparo: Cozinhe em uma panela as batatas com sal. Depois de cozidas escorra a água e em outra panela refogue o alecrim na margarina. Coloque as batatas em um refratário e jogue a margarina com alecrim por cima, misturando com cuidado para não desmanchar a batata e leve ao forno, até que as mesmas fiquem douradas.

 

Para elaboração da receita do hambúguer contamos com a colaboração do Sr. Marcus (Buffet Origem).

 

 
 
  Site Map