Alimentação na gestação.
Gestantes "comem por dois", então podem comer tudo que tem vontade em grandes quantidades?

                                          gestante1                   
MITO: Acredito que todo mundo pelo menos uma vez na vida ouviu essa frase: "Mulheres gravidas podem comer o que tem vontade e na quantidade que quiserem , afinal comem por dois.
  Mas na verdade não é bem assim.
  A gestação é um período onde nosso corpo passa por diversas transformações. E por isso devemos manter uma dieta normal, sem excessos.
  Sendo assim os bons hábitos são fundamentais e por isso as gestantes devem:
- Manter alimentação de 3 em 3 horas;
- Consumir de 1 litro e meio a 2 litros de água por dia: A água ajuda na formação sanguínea da mãe do bebê, além de diminuir os inchaços que podem ocorrer na gravidez;
- Consumir frutas, verduras e legumes: nesta fase  existe uma necessidade maior em relação a nutrientes e vitaminas, devido á formação do bebê e manutenção da saúde da mãe, por isso tente consumir pelo menos 4 frutas ao dia e verduras e/ou legumes 2 vezes ao dia;
- Comendo por dois: temos que deixar esse mito de lado, realmente na gravidez algumas vezes temos que aumentar o consumo calorico, a gestante muitas vezes relata mais fome, mas não podemos extrapolar nas quantidades. lembre-se o excesso não faz bem a ninguém, mesmo porque o ganho de peso deve ser de acordo com a idade gestacional e o excesso de peso na gravidez pode gerar um quadro de diabetes ou hipertensão;
- A regra da alimentação é a mesma: Evite excesso de frituras, gorduras, doces, sal, alimentos industrializados, entre outros;
- A variedade é a "lma do negocio": O consumo diversificado dos alimentos irá proporcionar um aporte de vitaminas e minerais adequado, o que irá auxiliar em um bom estado de saúde da mãe e do bebê;
- Não sente ou deite após as refeições: Com isso evitamos quadros de refluxo comuns na gestação;
- Mantenha a ingestão de fibras: Na gravidez é comum ocorrer a constipação intestinal, por isso devemos manter o consumo de alimentos integrais e de fibras através do consumo de frutas com cascas, bagaços e verduras cruas;

Essas orientações são generalizadas, portanto para uma orientação INDIVIDUALIZADA (de acordo com seu caso) ou até mesmo para saber quantas calorias você tem que consumir no dia a diapara garantir um peso saudável para seu bebê, procure um nutricionista.

Fale com a nutricionista!!
                                                             m8                                            
Escrito por:
Nutricionista Dayse Menezes
CRN: 34285


  Site Map